por Alexandre Melo
Em partida disputada até os últimos minutos, o time de Americana mirim feminino de basquete, venceu o time de St. André e dá mais um passo na sua caminhada rumo à chave ouro que define os quatro melhores times desta categoria que irão disputar o titulo do campeonato da Federação Paulista.
As meninas de Americana só pensavam em vitória, ainda mais depois que foi divulgado no site das girafinhas de St. André que nosso time era só de uma jogadora, é fato que a Érika Leite, media de 17 pontos por partida, é a melhor jogadora deste campeonato com 12 rodadas em primeiro lugar na tabela de pontuação, mais como basquete é um jogo coletivo, ela contou com outras jogadoras que vem se desenvolvendo e colhendo o fruto de muito trabalho e união orientados pela técnica Anne.
Embora Americana tenha iniciado o jogo num ritmo muito forte deixou as meninas de St. André crescerem e o primeiro quarto terminou em (23 x 10). O segundo quarto é para ser esquecido, as meninas do interior não conseguiram entrar no jogo e a vantagem conquistada no primeiro quarto foi reduzida para 3 pontos a favor da UNIMED equilibrando o jogo.
No segundo tempo, Americana colocou em prática tudo que vem desenvolvendo nos treinos, mantendo a defesa firme e saindo com velocidade no contra ataque impondo um ritmo forte desde o início sem dar chance para o time do ABC, que em momento algum esteve na frente no placar e o resultado final foi (76 x 65). Esse jogo foi muito bom para as meninas da UNIMED continuarem com confiança e chegarem embaladas para o confronto contra SÃO BERNARDO, FINASA e BARRETOS.
Embora tenha sido um jogo de muita rivalidade, o grupo de Americana ficou tranqüilo e fez um jogo de superação, pois estão com bom preparo físico e psicológico, já alguns torcedores de St. André demonstraram total despreparo emocional para entender a derrota e ofenderam os profissionais da FPB e até a torcida de Americana, alegando que tinham sido roubado pelos juízes e ofendidos pela torcida, fato este que não existiu, lances duvidosos acontecem mais a lição que temos que passar para nossos filhos é o respeito e equilíbrio sem nunca deixar de respeitar o adversário e a torcida.
Para esta partida Americana contou com um reforço em baixo do garrafão, a pivô Lílian que estava se recuperando de uma cirurgia no joelho, retornou ao time e fez uma boa partida, e com certeza vai fazer a diferença para os próximos desafios do time de Americana junto com jogadoras como Mariana Melo, Beatriz Galvão e Sara que vem melhorando a cada jogo.
Com 27 pontos, Érica foi a principal cestinha da partida. Também pontuaram pela equipe de Anne de Freitas Sabatini: Mariana (2), Bia (12), Carol (6), Sarah (5), Lais (5), Letícia (7), Mariana (9) e Lilian (3). "A vitória foi de extrema importância e as meninas mostraram-se valentes num jogo duríssimo", comentou a treinadora americanense. A equipe volta à quadra para enfrentar Jundiaí, dia 3 de agosto, no Centro Cívico.
• TOP TEN
• CLASSIFICAÇÃO DE AMERICANA