sábado, 19 de julho de 2008

BRASIL PERDE PARA ALEMANHA NO TORNEIO PRÉ-OLÍMPICO

Atenas / Grécia – Pelas quartas-de-final do Torneio Pré-Olímpico Mundial Masculino de Basquete, disputadas nesta sexta-feira no ginásio Oaka, em Atenas, o Brasil perdeu para a Alemanha por 78 a 65 (45 a 26 no primeiro tempo). O cestinha da partida foi o alemão Nowitzki, com 20 pontos, enquanto o principal pontuador brasileiro foi Tiago Splitter, com 16 pontos. As quartas-de-final tiveram ainda: Croácia 83 x 62 Canadá, Eslovênia 70 x 81 Porto Rico e Grécia 75 x 48 Nova Zelândia.
Com esses resultados ficaram definidos os confrontos da fase semifinal neste sábado: Croácia x Alemanha (13h de Brasília) e Porto Rico x Grécia (15h30). Os ganhadores da semifinal estão classificados para a Olimpíada de Pequim. No domingo, as equipes perdedoras da semifinal disputam a última vaga para os Jogos Olímpicos, que acontecem de 10 a 24 de agosto.
— No primeiro tempo, conseguimos neutralizar o Kaman e Nowitzki, mas os jogadores de fora começaram a acertar os chutes. Tivemos que abrir mais a marcação, o que nos trouxe problemas. Estávamos animados e confiantes no trabalho realizado. Mas, infelizmente não deu. Lutamos muito, mas não foi possível vencer — comentou o ala/armador Alex.
— Nós sempre soubemos que a Alemanha é um time completo, com muita experiência. Nosso problema hoje foi o ataque, principalmente no final do segundo quarto. Mas agora não adianta chorar, não adianta dizer que faltou reforço. O importante é dar parabéns aos que participaram e pensar para frente, no futuro do basquete brasileiro. Que isso sirva de lição para o Brasil — disse Tiago Splitter.
— Não desistimos em momento algum. Mas quando uma equipe como a Alemanha abre 27 pontos de vantagem, fica difícil recuperar. Mas vamos sair de cabeça erguida e continuar trabalhando. O grupo foi muito unido. Tivemos umas baixas, mas o Moncho fez dessa equipe uma família — analisou Duda Machado.
— Perdemos para uma das melhores equipes do mundo e a diferença a favor deles no segundo período (31x13) acabou decidindo a partida. No último quarto, conseguimos reduzir a diferença, que chegou a 27 pontos, e mostramos que estamos no caminho certo. Trabalho, e muito trabalho, é o que precisamos continuar fazendo. Precisamos erguer a cabeça e olhar para a frente. O Brasil tem vários jogadores talentosos e que continuarão dando muitas alegrias ao povo brasileiro. Sinto orgulho de ter dirigido esses jovens, que merecem todo respeito e consideração em seu país. É claro que quero continuar no comando da seleção na Copa América 2009 e no Campeonato Mundial da Turquia em 2010. Espero contar com todos os jogadores, inclusive Marcelo Machado, mas isso é uma conversa que terei depois com o presidente Grego. Aproveito para elogiar os membros da Comissão Técnica (Neto, Diego, Andreolli, Felipe e Marcão) pelo profissionalismo e dedicação. Na minha opinião, o planejamento do próximo ciclo olímpico começa agora – explicou o técnico Moncho Monsalve.
A delegação brasileira retorna ao país nesta terça-feira (dia 22), desembarcando no Aeroporto de Guarulhos às 18h10. (Ibéria vôo 1235).

BRASIL (13 + 13 + 13 + 26 = 65)
Marcelo Huertas (9pts), Marcelinho Machado (11), Alex Garcia (8), João Paulo (8) e Tiago Splitter (16). Depois: Rafael “Baby” (2), Duda Machado (7) e Jonathan Tavernari (4). Técnico: Moncho Monsalve.

ALEMANHA (14 + 31 + 17 + 16 = 78)
Wysocki (10pts), Hamann (5), Greene (14), Kaman (12) e Nowitzki (20). Depois: Femerling (0), Garrett (2), Roller (15), Schultze (0), Ohlbrecht (0) e Zwiener (0), Técnico: Dick Bauermann.

Nenhum comentário: