terça-feira, 23 de setembro de 2008

PARANÁ INICIA OS TREINOS PARA O BRASILEIRO SUB-15 ESPECIAL

Do Cbb.com.br

Curitiba / PR — A seleção paranaense Sub-15 feminina de basquete inicia nesta quarta-feira, em Curitiba, os treinos para o 17º Campeonato Brasileiro – Divisão Especial. A competição será realizada no ginásio do Colégio Farroupilha, em Porto Alegre (RS), de 29 deste mês e 3 de outubro. O técnico Silvio Zanini, aposta na união do grupo para fazer bonito no campeonato.
— A equipe virou realmente uma família durante a conquista do título brasileiro da Região Sul-Sudeste, em maio. Todas abraçaram com garra os objetivos da equipe e seguem muito bem a nossa filosofia, baseada na atitude, postura e na harmonia. Quando o time está afinado assim, a parte tática e técnica fluem bem naturalmente.
As 16 atletas convocadas treinarão durante cinco dias em três períodos em Curitiba e o time que viajará para Porto Alegre será definido nesta quinta-feira. Silvio destaca a estatura como um grande diferencial de seu time.
— Chamamos 14 meninas que treinaram para o Brasileiro da região Sul/Sudeste, mais duas atletas novas. Já conhecemos bem as jogadoras das competições de base do Estado e elas estão totalmente conscientes de seu potencial. É um grupo alto, que salta muito bem, com biotipo bastante favorável para a prática do basquete.
Segundo Silvio, a meta é sempre vencer, mas o maior objetivo é garantir a permanência na Divisão Especial, e para isso, é preciso ficar entre os quatro primeiros colocados. O primeiro desafio desta empreitada é a seleção de São Paulo, adversária de estréia das paranaenses.
— Vamos começar a competição desafiando o gigante, mas sabemos que temos talento para jogar bem. Queremos uma medalha, mas o importante mesmo é ficar entre os quatro e nos garantirmos na Divisão Especial do ano que vem. O basquete do Paraná merece estar na elite.
Depois de encarar São Paulo na estréia (dia 29), o Paraná, que está no grupo “B”, enfrentará ainda na primeira fase o Maranhão (30) e Rio Grande do Sul (dia 1/10).
Participam da Divisão Especial os quatro primeiros colocados da edição de 2007 (São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), além dos campeões brasileiros regionais de 2008: Paraná (Sul/Sudeste), Mato Grosso do Sul (Centro-Oeste), Rio Grande do Norte (Nordeste) e Maranhão (Norte). Todos os jogos terão estatística ao vivo disponível no site da CBB (www.cbb.com.br).
De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as seleções jogam entre si, nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.
O coordenador das seleções brasileiras femininas de base, Antonio Carlos Barbosa, e o técnico da seleção brasileira Sub-15, César Guidetti, estarão em Porto alegre acompanhando a competição. Além de observar as atletas, os dois treinadores vão ministrar uma palestra no dia 02/10, às 10h. Já o do coordenador de arbitragem da CBB e comissário FIBA, Geraldo Fontana, falará sobre arbitragem em palestra no dia 01/10, também às 10h.

Nenhum comentário: