terça-feira, 14 de abril de 2009

TRÊS PONTOS - A INVESTIGAÇÃO




do Blog Rebote
http://rebote.blogspot.com

Sei que alguns acham o tema chato, e a estes peço licença e desculpas antecipadamente. Pela quantidade e pelo nível dos comentários nas últimas caixinhas, dá para ver que há muita gente disposta a discutir a questão. Então o Rebote convida você para um debate mais profundo sobre os chutes de três pontos no basquete brasileiro. De hoje até o fim desta semana, teremos aqui um texto por dia sobre o assunto.
...
O primeiro lança uma pergunta que parece óbvia, mas não é: o brasileiro realmente exagera nos chutes de três? Em busca da resposta, fiz um levantamento estatístico das seis rodadas disputadas até agora no returno do NBB (42 jogos). Para criar um parâmetro de comparação, repeti o processo nos torneios onde - no senso comum - joga-se o chamado bom basquete. Pesquisei, portanto, as 42 partidas mais recentes da NBA, da Euroliga e dos campeonatos nacionais da Espanha, da Itália e da Argentina.
...
No total, foram 252 boxscores analisados para criar um ranking dos arremessos de três pontos. Eis o quadro com os resultados:
...

O Brasil é o país que mais chuta de três e, além disso, tem o pior aproveitamento entre todos os torneios pesquisados. Por outro lado, a diferença em relação aos europeus e à Argentina é menor do que eu imaginava. Os times da NBA, de fato, tentam bem menos a conclusão de fora - e lá os jogos têm 48 minutos, hein.Feito o levantamento estatístico, que conclusões podemos tirar? A partir de amanhã, passaremos a discutir o que significa liderar esse ranking, os motivos que levam ao exagero, a qualidade individual dos arremessadores de cada país, as defesas de perímetro, o reflexo nas seleções nacionais, entre outros temas. O debate está aberto. A caixinha de comentários é toda sua.
RODRIGO ALVES
Editor do Rebote desde 2002, trabalha hoje no Globoesporte.com e, às vezes, no SporTV.

Nenhum comentário: