

Sob o comando da técnica Rita Fenalti, o mini da Unimed/Americana venceu mais uma partida pelo Campeonato Estadual da FPB (Federação Paulista de Basquete). O jogo aconteceu em Cubatão e o time de Americana venceu a equipe local por 94 a 38.
A vitória manteve a equipe na liderança do Campeonato. Em dez jogos, Americana venceu nove e possui 19 pontos. O destaque foi Elissa com 18 pontos. "Foi um jogo tranquilo. Aproveitamos para que todas as meninas tivessem a oportunidade de jogar”, contou a técnica. O próximo desafio é no dia 5 de julho, em Santos.
A VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana perdeu para Santo André por cinco pontos na terceira partida do playoff da semifinal do Campeonato Paulista. O resultado foi 66 a 61 para o adversário.
A equipe de Americana dominou o primeiro (18 a 12) e o segundo (14 a 12) quarto da partida. Santo André voltou do segundo tempo mais preparada e venceu o terceiro quarto por 21 a 15. O quarto e último período fechou em 21 a 14 também para Santo André.
A cestinha da partida foi a jogadora da equipe adversária, Ariadna, com 22 pontos. Flávia foi a cestinha da VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana com 17 pontos.
Nesta sábado (20), às 19 horas, os dois times voltam a se encontrar em quadra no Ginásio Municipal Pedro Dell´Antonia, em Santo André.
Sub 17
Unimed/Americana tem mais duas jogadoras convocadas para os treinamentos da Seleção Brasileira
Mais duas jogadoras da Unimed/Americana foram convocadas nesta semana para os treinamentos da Seleção Brasileira. Desta vez foram a pivô Aline Gomes e a armadora Aruzha Lima. Elas foram chamadas pelo técnico Noberto “Borracha” da Silva para integrar o grupo, composto por 19 meninas, que vai participar da segunda e última etapa de treinamento da seleção sub 17.
As jogadoras da Unimed/Americana vão se preparar para o 15º Campeonato Sul-Americano da categoria, que será realizado de 21 a 26 de julho, em Santiago, no Chile. Elas se apresentam na próxima quarta-feira (dia 24), às 19 horas, no Hotel Vollare, em Osasco (SP). Nos dias 25 e 26, as atletas serão submetidas às avaliações médica e física. Os treinos começam no dia 27 e só terminam no dia 16 de julho.
“Apesar da convocação ainda ser ampla, tem 19 nomes, vamos começar a desenvolver a parte tática. A comissão técnica e as jogadoras já se conheceram, se integraram bem e assimilaram a filosofia de trabalho, o que facilita bastante”, comentou Borracha em nota divulgada pela CBB.
Projeto Social Basquete Unimed revela talentos
Até agora, sete jogadoras de basquete feminino da Unimed/Americana foram chamadas para os treinamentos da Seleção Brasileira sub 15, sub 17 e sub 19. As atletas Izabella Sangalli e Ana Carolina Demori (sub 15); Aline Gomes e Aruzha Lima (sub 17); e Débora da Costa, Leila Zabani e Fabiana de Souza (sub 19) podem representar o Brasil nos Campeonatos Sul-Americano e Mundial.
Na categoria sub 15, as jogadoras foram convocadas para os treinamentos da seleção e podem participar do Campeonato Sul-Americano, que acontece no Equador, de 10 a 16 de novembro. No sub 17, o convite foi para a segunda fase dos treinamentos. Se selecionadas, integrarão a equipe que do Campeonato Sul-Americano, que será realizado de 21 a 26 de julho, em Santiago, no Chile. As atletas do sub 19 já estão em preparação e se foram escolhidas, vão para o Campeonato Mundial, que acontece em Bangkok, Tailândia, de 23 de julho a 2 de agosto.
Além delas, a Unimed/Americana também está sendo representada na comissão técnica pelo preparador físico, Vita Haddad (sub 19) e pela assistente técnica, Anne de Freitas Sabatini (sub 15).
Estas convocações são o resultado do excelente trabalho realizado pelo projeto social Basquete Unimed, que tem o objetivo de formar integralmente as crianças e adolescentes promovendo a inclusão social e o incentivo à prática de atividade esportiva.
Além do lado pessoal e social desenvolvido, a iniciativa revela talentos nas três cidades envolvidas (Americana, Santa Bárbara d´Oeste e Nova Odessa) e fomenta o desenvolvimento das atletas para competições oficiais. “Das escolinhas que montamos, temos atletas que estão jogando no time adulto de Americana. Há também aquelas que foram convocadas para a Seleção Brasileira”, destaca Vita, coordenador do projeto. O desempenho das atletas somado ao incentivo da Unimed já rendeu, nos últimos anos, mais de 20 convocações para a Seleção Brasileira de base.
Na noite desta terça-feira teve início os playoffs da semifinal (série melhor de cinco) do Campeonato Paulista.
Uma das partidas foi entre VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana e AD. Santo André. Americana acabou perdendo por 53 a 59.Nos primeiros cinco minutos do jogo, a VivoSabor/Unimed/Folhamatic dominava a partida por 13 a 0.
O primeiro quarto fechou em 17 a 8 para Americana. O segundo 7 a 17, o terceiro 12 a 15 e o último quarto 17 a 19. Esses três quartos foram liderados pela equipe adversária que manteve uma bela defesa ao longo da partida.“A defesa de Santo André encaixou nesses últimos quartos. Nossas bolas não caiam e nosso ataque não fluiu. A equipe adversária é muito estrategista”, avaliou Branca, técnica de Americana.
A cestinha da partida foi a jogadora de Santo André, Ariadna, com 19 pontos. Flávia foi a cestinha de Americana marcando 18 pontos.
Nesta quarta-feira (17), às 20 horas, os dois times voltam a se encontrar em quadra no Centro Cívico, em Americana.
Sob o comando a técnica Anne de Freitas Sabatini, a equipe de basquete feminino da Unimed/Americana ficou em quarto lugar no Jogos da Juventude, que aconteceu de 6 a 13 de junho, em Lins.
A Unimed/Americana venceu quatro partidas; Araraquara, Bauru, Marília e São José dos Campos. Perdeu para Barretos, Osasco e para Presidente Venceslau.
Anne comentou que em virtude da convocação para a seleção brasileira sub 19, a equipe de Americana não foi para Lins com um grupo completo, o qual seria o favorito ao título. “Devido a este fato, demos inicio a um trabalho para dar oportunidade às atletas mais jovens. A intenção foi fortalecer o grupo para o segundo semestre e esta meta foi alcançada”.
A técnica ainda ressaltou que a convivência em grupo, os jogos diários assim como a possibilidade de reunir várias gerações numa mesma equipe mostrou que muitos Jogos da Juventude serão disputados por estas atletas.
Semifinais começam amanhã, em Americana
Comandada pela técnica Branca, a VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana encerrou o segundo turno na liderança do Paulista Feminino. O time de Americana tem 22 pontos (10 vitórias e 2 derrotas).
Em segundo na classificação está Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos - 21 pontos (09 vitórias e 03 derrotas), seguido por Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC - 21 pontos (09 vitórias e 03 derrotas). Em quarto lugar está AD Santo André - 20 pontos (08 vitórias e 04 derrotas).
Com os resultados do término do segundo turno os confrontos dos playoff das semifinais (série melhor de cinco) já foram definidos. Os duelos serão: VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana x AD Santo André e Colchões Castor/FIO/Unimed/Ourinhos x Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva BC.
Amanhã, a VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana inicia o playoff da semifinal jogando com Santo André, às 20 horas, no Centro Cívico. A segunda rodada acontece na quarta-feira, às 20 horas, também no Centro Cívico. A partida de número três acontece na sexta-feira (19 de junho), às 20 horas, em Santo André. O quarto jogo, se necessário, será disputado no dia 20 de junho (sábado) também em Santo André. Por fim, a quinta e última rodada, se necessária também, será no dia 22 de junho (segunda-feira), em Americana.
“Considero o playoff como um novo campeonato. Vamos ter muito trabalho. O fato de terminarmos o segundo turno liderando o Paulista é um estímulo a mais para a nossa equipe. Santo André é forte e joga com muito equilíbrio”, comentou Branca.
As jogadoras de Americana aguardam a presença da torcida de Americana e região, que pode, gratuitamente, comparecer e vibrar. A ESPN Brasil transmitirá o jogo de amanhã (16 de junho), às 20 horas.
VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana encara Santo André, no Centro Cívico
Neste sábado, a VivoSabor/Unimed/Folhamatic/Americana enfrenta A.D. Santo André em mais uma disputa por vaga na semifinal do Campeonato Paulista de Basquete Feminino. A partida está marcada para às 15h30min, no Centro Cívico, em Americana.
“Teremos um jogo dificílimo. Santo André vem embalado, tem a cestinha da competição - Ariadna - e merece respeito pelas estratégias que usa em quadra. Em cinco compromissos no segundo turno, venceu todos, desbancando Ourinhos e Catanduva”, adiantou a técnica de Americana, Branca. “Neste jogo, não vou aceitar minha equipe acomodada por estar em casa, quero muita raça e atenção em quadra”.
Mais uma vez, a presença da torcida vai fazer a diferença e será fundamental para a VivoSabor/Unimed/Folhamatic.
Semifinais
A Federação Paulista de Basketball (FPB) definiu as datas do playoff da semifinal do Campeonato Paulista Feminino. Os duelos acontecerão nos dias 16, 17, 19, 20 e 22 de junho. Eventualmente, as datas da terceira, quarta e quinta partidas poderão sofrer modificações.
E, de acordo com o sistema de disputa do estadual, a primeira e a segunda partidas das semifinais serão realizadas no ginásio do time melhor colocado na fase inicial, bem como a quinta partida, caso seja necessária a sua realização. O terceiro e quarto jogos (este último, se necessário) serão realizados no ginásio da equipe com classificação inferior na primeira fase.
Sub 21 da Unimed/FAM/Santa Bárbara vence e assume a vice-liderança da ARB
Domingo, o Sub 21 da Unimed/FAM/Santa Bárbara derrotou Mogi Guaçu fora de casa. O resultado do jogo foi 98 a 28. A equipe de Santa Bárbara fechou o returno do Campeonato da ARB em segundo lugar e aguarda a divulgação da tabela dos playoffs das semifinais. Foram dez jogos, 8 vitórias e 2 derrotas.
Mirim e mini da Unimed/Santa Bárbara
No final de semana, as equipes mini e mirim da Unimed/Santa Bárbara jogaram pela ARB. O mirim enfrentou Piracicaba e perdeu por 72 a 14. O mini teve partida com Jundiaí e foi derrotado por 76 a 13. “A superioridade dos adversários somada a marcação e a pressão dificultaram a partida das duas equipes”, avaliou o técnico, Bruno Vital.
Infanto da Unimed/Nova Odessa
O infanto da Unimed/Nova Odessa perdeu sábado para Itapira por 49 a 23. “A equipe jogou muito abaixo do esperado. Foram muitos erros, desencontros em quadra e falta de força para tentar mudar o resultado. Sabia que ia ser um jogo difícil, pois o adversário é forte e está entre os primeiros colocados no Campeonato”, comentou o técnico Rafael Padovani.